Abordagem Tecnológica
O grande impulso tecnológico do séc. XX marcou tanto as instituições escolares quanto as instituições sociais e culturais, as novas tecnologias foram de grande importância para sistema educativo. Para este objetivo ser atingido é necessário melhorar de forma concreta a tecnologia dos processos de comunicação pedagógica, se desejar obter uma melhor aprendizagem.
A expressão mais neutra, “Tecnologia na Educação”, parece preferível, visto que nos permite fazer referência à categoria geral que inclui o uso de toda e qualquer forma de tecnologia relevante à educação exemplo, as mais recentemente, (a fotografia, o cinema, o rádio, a televisão, o vídeo e, naturalmente, computadores e a Internet).
Já no que diz respeito a utilizar a internet como meio para atrair a atenção dos estudantes, não basta prenderem a atenção dos estudantes com a tecnologia, porque isto já acontece naturalmente, em virtude das Tecnologias da Informação e Comunicação exercerem fascínio nas novas gerações.
A questão mais importante é como garantir uma educação de qualidade com a utilização das tecnologias, e como definir sua utilização mais pertinente em cada contexto de formação. Para tanto devem ser consideradas as condições e as necessidades inerentes a cada contexto, além das novas tensões sociais que aí se refletem em função do crescente processo de globalização.
A utilização das novas tecnologias modifica a concepção do indivíduo em relação ao tempo e ao espaço, permitindo assim que ele não se limite, mas sim ouse. A comunicação passa a ser mais contínua e sensorial, porque, além das palavras a hipermídia passa a ser um novo meio de levar informação com potencial de conhecimento. Porém, não bastam recursos que possibilitem novas formas de fazer se não houver profissionais competentes para orientar o aprendiz a realizar um bom uso do recurso. O educador capaz de lidar com essa nova tendência deve, acima de tudo, ter em mente que o professor não é mais o único detentor do conhecimento e sua missão não é mais transmitir, mas sim, mediar, colaborar e atuar como parceiro.
As palavras de Saviani (2000) e Boff (2000) muito se relacionam com o que
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário