quinta-feira, 14 de julho de 2011

Abordagem Tecnológica



O grande impulso tecnológico do séc. XX marcou tanto as instituições escolares quanto as instituições sociais e culturais, as novas tecnologias foram de grande importância para sistema educativo. Para este objetivo ser atingido é necessário melhorar de forma concreta a tecnologia dos processos de comunicação pedagógica, se desejar obter uma melhor aprendizagem.

A expressão mais neutra, “Tecnologia na Educação”, parece preferível, visto que nos permite fazer referência à categoria geral que inclui o uso de toda e qualquer forma de tecnologia relevante à educação exemplo, as mais recentemente, (a fotografia, o cinema, o rádio, a televisão, o vídeo e, naturalmente, computadores e a Internet).

Já no que diz respeito a utilizar a internet como meio para atrair a atenção dos estudantes, não basta prenderem a atenção dos estudantes com a tecnologia, porque isto já acontece naturalmente, em virtude das Tecnologias da Informação e Comunicação exercerem fascínio nas novas gerações.

A questão mais importante é como garantir uma educação de qualidade com a utilização das tecnologias, e como definir sua utilização mais pertinente em cada contexto de formação. Para tanto devem ser consideradas as condições e as necessidades inerentes a cada contexto, além das novas tensões sociais que aí se refletem em função do crescente processo de globalização.

A utilização das novas tecnologias modifica a concepção do indivíduo em relação ao tempo e ao espaço, permitindo assim que ele não se limite, mas sim ouse. A comunicação passa a ser mais contínua e sensorial, porque, além das palavras a hipermídia passa a ser um novo meio de levar informação com potencial de conhecimento. Porém, não bastam recursos que possibilitem novas formas de fazer se não houver profissionais competentes para orientar o aprendiz a realizar um bom uso do recurso. O educador capaz de lidar com essa nova tendência deve, acima de tudo, ter em mente que o professor não é mais o único detentor do conhecimento e sua missão não é mais transmitir, mas sim, mediar, colaborar e atuar como parceiro.

As palavras de Saviani (2000) e Boff (2000) muito se relacionam com o que
aqui é discutido, porque ambos abordam assuntos que têm relação direta com a formação e o desenvolvimento humano, fatores que merecem atenção por parte de profissionais que atuam frente a esse processo. Se educação é um problema por ser uma necessidade básica do ser humano, não basta promovê-la de qualquer maneira, mas é preciso explorar os fatores presentes na realidade ocupada pelo indivíduo, pois é nesta que esse sujeito irá atuar. Nessa realidade, as TIC`s se fazem intensamente presentes com o potencial de promover benefícios e/ou malefícios à sociedade. Se o objetivo é educação, a intervenção e o direcionamento do educador se fazem necessários para que esse bom uso seja exercido.


Referências:

Educação e cibercultura. Disponível em:. Acesso em: 04 de junho de 2011. As 10:h 35m.



SAVIANI, Demeval. A filosofia na formação do educador. In: _. Educação do senso comum à consciência filosófica. 13. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2000. p. 9-22

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