quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

UMA BREVE HISTÓRIA DA CIDADE DE SANTO ESTEVÃO



Santo Estêvão é um município brasileiro do estado da Bahia. Localizada as margens da BR 116, na Microrregião de Feira de Santana. Tem como municípios vizinhos Ipecaetá, Rafael Jambeiro, Antônio Cardoso, Castro Alves e Cabaceiras do Paraguaçu. Faz parte do Vale do Paraguaçu. Sua população é de 47.901 habitantes de acordo com o Censo 2010. Vem alavancando crescimento da economia devido à chegada da fábrica de sapatos e o grande desenvolvimento do seu comercio no centro da cidade, e nas margens da BR 116 onde gera muitos empregos direto e indireto.Tem um bom comércio, mas tem ótima atividade rural agropecuária, com destaque à produção de fumo, e de quiabo maior da região, e indústria. A feira-livre no século passado era realizada aos domingos, ao lado da Igreja Matriz, onde também se encontrava o antigo cemitério, até quando foi construída a Praça Sete de Setembro, juntamente com a construção do Mercado Municipal em 1924, pelo Intendente Temístocles Pires de Cerqueira, cuja finalidade era o assentamento das feiras-livres, mas só a partir de 1935 a feira-livre principal passou a ser realizada aos sábados, permanecendo até hoje. O dia de sábado, portanto continua sendo o maior dia de expressão comercial do município, o dia de negócios, entretenimento e relacionamento social.








                                História da cidade

Existe uma lenda local, de que a cidade teria surgido, através das incursões de um padre que estava a procura de água para os seus animais. Ele teria andado por dias, até chegar em um local que continha água, conhecido como "Riacho Salgado", devido a sua água ser salobra. Isto teria ocorrido por volta de 1739. No ano de 1751 foi criada a freguesia de Santo Estêvão. Em 1827, tornou-se Distrito da Paz. Nessa época Santo Estêvão fazia parte de Cachoeira. Em 12 de julho de 1921 ocorreu a emancipação política de Santo Estêvão, desmembrando o novo município do território pertencente à Cachoeira. Em 21 de setembro do mesmo ano ocorreu a efetivação do novo município, sendo esta data feriado municipal.


 Suas principais atividades econômicas são o comércio, a pecuária, e a agricultura, com destaque para as culturas de milho, feijão, mandioca e fumo, sendo o principal produtor do estado. Desde 2001, seu crescimento econômico foi impulsionado pela chegada da fábrica de sapatos Dilly. As comemorações da cidade são divididas na cultura urbana e rural, a rural geralmente se expressa pelas festas da colheita, que agradecem a colheita e pedem para que a próxima também prospere. A comemoração do São João tem destaque, sendo elogiada inclusive pelos turistas. Outras são: a festa do padroeiro e da emancipação da cidade. Outra fonte de lazer é uma grande área às margens do Rio Paraguaçu. Neste local, as pessoas tomam banho de rio, e aproveitam as deliciosas comidas típicas, como o Tucunaré.

AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DA CIDADE DE SANTO ESTEVÃO


Segundo uma moradora antiga da Comunidade de Altamira, a senhora Maria mais conhecida como D. Nenga, a tradição de rezar para Santo Antônio na comunidade de Altamira, em Santo Estevão, começou em meados de 1930 em uma pequena capela, porém era necessário construir uma igreja maior que abrigasse a população da comunidade, foi quando o senhor Francelino Ferreira de Assis doou um terreno para que se fizesse a nova igreja.  E a partir do ano de 1953 a senhora Antonieta Azevedo e sua família construíram esta igreja que continua realizando novenas para o Santo Antônio e  também novenas do mês mariano, pois  ainda prevalece nos dias de hoje.





Igreja  de Santo Estevão em 2008


As manifestações culturais da minha região, entre eles estão os festejos religiosos como Festa de Santo Estevão com cortejos e missa em homenagem ao santo, no mês de dezembro, às trezenas de Santo Antonio, as novenas no mês de Maria, as festas juninas com apresentação de quadrilhas e muita música, pode se notar também a festa do milho, com muita comida típica da região, com muita festa e louvores. 





A palavra “mártir” vem do grego martirya, que significa “testemunho”. Santo Estêvão foi, portanto, o primeiro cristão a dar a vida em testemunho de Jesus, o Cristo.
Seu nome – Estêvão – em grego é Stephanus, que significa “Coroa”. Poucos sabem sobre a vida do mártir Santo Estêvão, jovenzinho grego convertido da Diáspora, que viveu em Jerusalém no século I, após Pentecostes. Uma piedosa e antiquíssima tradição reza que o menino que Jesus abraçou no episódio narrado no capítulo 9, versículos 36 a 37, do Evangelho de Marcos, se tratava de Estêvão, que havia sido educado na escola de Gamaliel e se converteu à fé cristã após ouvir uma pregação de São Pedro.
                                                                                 SANTO ESTÊVÃO, PADROEIRO
    DA IGREJA DA CIDADE DE SANTO ESTEVÃO



Igreja Matriz atual de Santo Estevão em 2012 ( houve algumas modificações )



                          Algumas das característica de Santo Antonio.


  "Nasceu rico, fez-se pobre"

“Foi mestre da Palavra para seus irmãos”
“Foi profeta dentro de casa e no mundo”
“Foi mestre da oração”
“Proclamou as maravilhas da Trindade”
“Anunciou o mistério da Encarnação do Verbo”
“Amou a Virgem Maria”
“Foi profeta dentro de casa e no mundo”“Foi mestre da oração”

 Santo Antonio 









                                                                         Igreja de Santo Antonio, Santo Estevão.









Disponível em:http://www.paroquiasantoestevao.org.br/artigos.php?artigo_id=118&acao=le  (acesso em 17 de janeiro de 2013)