quinta-feira, 14 de julho de 2011


Abordagem Educacional

Escola municipal José Firmino


O direito às diferenças é um produto do movimento democrático; quanto mais o pensamento e a prática educacional se situem no campo dos direitos,mais inevitável se torna encarar a escola como um dos espaços instituídos da integração e das diversidades. (ARROYO, 1996, p.4).

Portanto, é importante salientar que o envolvimento da escola na preservação da memória local pode contribuir para a cultura do presente que aos poucos vai estabelecendo ruptura com o passado e com a diversidade cultural. De acordo com Oriá (1995), isto poderá comprometer a formação de uma identidade nacional plural sustentada nos padrões e valores culturais peculiares,construtores da identidade brasileir
Neste trabalho, através de pesquisas, podemos perceber que as produções educacionais na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu não levam em conta as especificidades e peculiaridades do lugar. A historiografia escolar tradicional não tem nenhuma ligação com as experiências sociais dos sujeitos históricos da cidade confirmando assim a necessidade de estudos que possam fornecer elementos para o ensino da história local. Esta falta de vínculo vêm esmorecer o reconhecimento das ações dos seus antepassados e a memória cultural da cidade. Esse problema tem causado o desinteresse dos alunos pela História e por outras disciplinas que eles não consideram importantes justamente pelo fato dos mesmos não se sentirem inseridos nessa História ou no processo histórico a qual essa História se constrói
Assim, podemos dizer que o estudo regional trará novas perspectivas ao educando, ao professor e a sociedade de Cabaceiras do Paraguaçu, despertando a análise histórica e cultural da cidade e de sua sociedade, fazendo com que o aluno reaprenda e valorize a sua própria história e de sua sociedade sentindo-se como elemento importante, formador da história e contribuindo para a construção de sua consciência histórica e crítica. E os professores podem desta forma ampliar as atividades além das aulas tradicionais para a construção de um estudo participativo e investigativo e fazer de seus alunos pesquisadores e até produtores de informação cartográfica, conduzindo de maneira planejada e organizada, uma extensa pesquisa teórica e de campo.
Assim, a importância de se estudar a história local nas escolas diz respeito à valorização em mostrar a interação entre o educando e a história de sua comunidade, além de despertar a análise histórica e cultural de sua cidade e de sua sociedade visando uma maior compreensão no que se refere a história e a formação da memória, da história local e da cidadania.(Bento 2011).

Referências:

BENTO Cristiano de Lima. A Importância do Ensino da História Local nas Escolas publicado em 11/05/2011 Disponível. em http://www.webartigos.com...

ARROYO, Miguel Gonzales. Prefácio. In: DAYRELL, Juarez. Múltiplos olhares: sobre educação e cultura.(org.). Belo Horizonte: UFMG, 1996,

ORIÁ, Ricardo. Um lugar na escola para a história local. Ensino em RE-VISTA. Uberlândia (MG), EDUFU, v. 4, n. 1, p.43-57, Jan./dez. 1995.








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